16.5.11

Sem tradução

O ato de traduzir é um dos mais difíceis em linguagem. Transpor um pensamento, um sentimento para uma outra língua é uma tarefa das mais complexas. Há palavras que não possuem tradução. Existem apenas na sua língua materna. É possível somente uma aproximação de sentidos.

Da mesma forma, quando o assunto são os sentimentos, as relações humanas, muitas vezes - se não na maioria das vezes- conseguimos apenas traduzir parte daquilo que desejamos comunicar. O outro frequentemente não nos alcança. Essa sintonia é rara. E essa sintonia depende de inúmeros fatores, dentre eles as experiências que compartilhamos,  a capacidade que temos - ou não - de enxergar as necessidades do outro, ou seja, se conseguimos ser menos egoístas e sentir o outro. A maternidade aguça isso. Quando nos tornamos mãe, nossa capacidade de enxergar o outro aumenta exponencialmente. Sentimos o que deve ser feito. Sabemos o que o outro precisa para ser feliz, para sentir-se bem, porque observamos atentamente. E ser mãe também é a arte de ser altruísta, de colocar-se não mais em primeiro plano, mas de doar-se em amor.

E cada pessoa enxerga a realidade de um jeito único, particular. Por isso mesmo, quando se trata de amor, é preciso ter sensibilidade em relação às necessidades do outro e não somente as nossas.  O que provocamos no outro é algo que não podemos medir, e quem sentiu não tem condições de traduzir. É possível ter consciência, reconhecer o que foi feito de bom. No entanto, os movimentos positivos, se demoraram muito a aparecer, podem não surtir mais efeito num coração despadaçado que se torna impassível.

2 comentários:

Eliana Rigol disse...

Gi guria! Que bizarro entrar no teu blog hoje e ler teu texto. Escrevi sobre o mesmo assunto..titulos quase iguais hoje de tarde, sem ter visto o teu blog. Os ultimos posts eram das músicas da Paula...hehe. Que sintonia! Ah, sonhei contigo noite passada. Espero que tudo esteja bem por ai. Um grande beijo!
Eliana

Gisele Leles disse...

Eu percebi isso, parece até que combinamos...rs..Quero saber o sonho....rs...me escreva contando!!!
bjo