6.6.11

Sentimentos enrolados

Assisti com a Sofia ao filme "Enrolados", que é uma adaptação da história da Rapunzel. No filme, os conflitos psicológicos da Rapunzel ficam mais explícitos que na história original. A cena que eu mais gostei foi quando ela foge da torre e começa um conflito interno entre continuar a jornada ou voltar para a torre, então ela oscila entre comportamentos extremamente felizes, gritos, euforia e momentos de depressão em que ela para e diz "eu sou uma péssima filha, sou um ser humanao terrível, acho que vou voltar". E o rapaz que a acompanhava na fuga diz pra ela que ela precisava decepcionar a mãe pra continuar vivendo. Diz que os filhos precisam de aventura, que isso é normal. E propõe que ela volte, então, e fiquei com uma ótima relação com a mãe, baseada em confiança. Apesar do medo dela, resolve continuar a aventura. Achei demais. Essa cena foi muito verdadeira. O medo que os filhos têm de decepcionar aos pais e como isso é inevitável no processo de crescimento de todo indivíduo. Há inúmeras histórias infantis em que a mãe da criança morre e só depois tudo acontece com ela. É uma metáfora para o fato de que toda mãe boazinha demais tem que morrer para o filho crescer. E essa morte não tem que ser literal, apenas simbólica. Proteção em excesso cria pessoas frágeis demais. A mãe precisa se afastar e permitir que o filho viva e erre, caso contrário, estará fazendo um desserviço à evolução da pobre criatura. Enrolados foi uma surpresa agradável.














2 comentários:

Eliana Rigol disse...

As histórias das fadas, lendas e mitos são como a historinha da humanidade inteira. O Campbel, em O poder do Mito, dizia que o Mito é a pré-história da ciência. E acho que cada personagem conta a aventura do mundo e de cada um. Adorei tua narrativa. Beijos e coragem para deixar o filho crescer. =)

Gisele Leles disse...

Eliana! Realmente é preciso coragem para deixar os pimpolhos crescerem!!! É tão bom quando reconhecemos nossos sentimentos nessas histórias. Eu amo histórias. E a Sofia também!
bjosss