17.10.11

Pra que serve a psicanálise?


Caderno Equilíbrio e Saúde da Folha:

*
"Serve para diminuir ao mínimo possível o sofrimento neurótico e o sofrimento banal, ou seja, reduzi-los ao que é totalmente inevitável; serve para tentar reorientar ou desorientar a vida da gente --desorientar é uma maneira de orientar! Enfim, serve para tornar a experiência cotidiana muito mais interessante. Pensando bem, quase tudo se inclui nessas três coisas"

Contardo Calligaris
Psicanalista e colunista da Folha

*
"A psicanálise é um método de investigação do modo de funcionar da mente que, bem-sucedido, tem como consequências um desenvolvimento maior da personalidade e proporcionar condições de bem-estar mental. Para que serve? Eu poderia perguntar: para que serve existir? A utilidade da psicanálise compartilha com o sentido de nossa própria existência"

Luiz Tenório Oliveira Lima
Psicanalista e professor

*
"Tratar das dores da alma. E é um processo tão longo para diluir a dor quanto foi para implantá-la. A substância com a qual a psicanálise lida não obedece às leis da mecânica. Não tratamos de matéria, não tratamos de concretudes: são dores da alma, substâncias de outra categoria"

Anna Veronica Mautner
Psicanalista e colunista da Folha

*
"Serve para possibilitar que a pessoa suporte viver a pós-modernidade. Saímos de uma sociedade que estabelecia claramente os certos e os errados. O homem atual se apavora frente a essa liberdade e se esconde atrás das fórmulas prontas de viver. Nesse contexto, a psicanálise vai na contracorrente da ideologia de que tudo tem remédio, dos livros de autoajuda e das neorreligiões. Ela transforma a angústia paralisante do homem frente à liberdade responsável das opções em uma ação criativa"

Jorge Forbes
Psicanalista e psiquiatra 

Um comentário:

Eliana Rigol disse...

Oi Gi!! Adoro o tema. Me tratei por alguns anos e nem sei quem seria se não tivesse me tratado. Aqui onde estou, não estaria. Tenho paixão por alguns livros do Yalon, um psicanalista que escreveu alguns romances sobre terapia. "O Carrasco do Amor" - onde ele conta histórias de alguns pacientes; "Quando Nietzsche chorou"; A Cura de Schopenhauer" e Mentiras no Divã...em algum deles li a frase do autor falando sobre o que é psicnálise, ele disse: "uma arte...arte porque estabelece sua própria verdade, arte no sentido de que a experiência da terapia requer o uso de faculdades intuitivas que não derivam de princípios científicos..." A tua pergunta foi perfeitamente respondida pelo Calligaris. Dizem que se tratar sai caro. Eu acho mesmo que não se tratar custa mais. Um beijo!!! Nos vemos em breve. Eliana