30.4.11

Certo X Incerto.....

A imagem de um muro. Em cima dele estou eu, pensando se desço o muro do lado conhecido, mais seguro, ou se pulo o muro rumo ao desconhecido, ao incerto.....ao horizonte ilimitado.
Sinto medo e ausência de medo. E é a segunda opção que mais me assusta....

Uma amiga me mandou um texto que ela escreveu  quando fez 29 anos e muitas coisas são parecidas com o que sinto hoje....pra quem acredita, 29 anos é o famoso retorno a saturno. É o tempo que saturno leva para dar uma volta em torno do sol. E eis que ela me enviou um link que fala sobre isso...eis alguns trechos:

"Para a Astrologia, Saturno simboliza o limite, justamente por ser o último planeta que pode ser visto a olho nu. Podemos compreender o retorno de Saturno como sendo aquele momento em que tomamos consciência de nossas limitações, daquilo que podemos ou não podemos fazer.(...)Astrologicamente falando, é quando nos tornamos efetivamente adultos. Antes do retorno de Saturno, a maioria de nós costuma ter a ilusão de tudo poder. Fantasiamos que somos livres de uma forma irreal. Entre a idade de 28 e 30 anos, "a ficha cai". Nos livramos de muitos supérfluos, mantendo em nossas existências apenas aquilo que tem funcionalidade e permite nosso desenvolvimento(..)
(...)vivenciar esta crise pode ser a forma de resolver as carências que você acumulou ao longo da existência. Se o retorno de Saturno será "bom" ou "ruim", isso não importa tanto, pois o sentimento associado a este ciclo é apenas a resultante de nossos movimentos passados, e a vida em geral não acaba aos 29 anos. Na verdade, sob uma perspectiva saturnina, é aí que ela realmente começa! Uma nova oportunidade se reconfigura, e seja lá o que você tiver vivido em seu passado, depois do retorno de Saturno um novo mundo se descortina, oferecendo a você a chance de ser mais senhor(a) de sua própria vida. De uma forma bem direta, você descobrirá que o que você viveu até antes dos 30 anos não passou de mero ensaio da vida, e na medida em que você amadurecer perceberá como todos os dramas e dores de antes dos 29 anos lhe parecerão tolos e infantis. Passado o ensaio da vida, eis que o espetáculo começa! O importante é que você lembre: este é o primeiro ano do resto da sua existência. Faça valer!"

Acreditando ou não, não há como negar que o sentimento predominante é bem isso aí....Os textos que até aqui escrevi mostram um pouco esses sentimentos...

Um comentário:

Eliana Rigol disse...

Sempre lembro da minha mãe me falando que o vestibular não seria o fim da minha vida, só o começo. Mas quando se tem 17 anos, a gente pensa que a vida acaba ali na curva. Talvez agora, com quase 30, ocorra o mesmo, entendemos que muito se passou, mas na verdade, somos umas crianças na linha da existência...por isso, tomar decisões importantes aqui mudará o rumo de tudo e teremos muitos anos e décadas pra colher essa safra. Dalai Lama diz que de constante na vida só a mudança. Acho que o jeito é boiar um pouco e deixar as mudanças se operarem...boa sorte!