19.12.10

Parte de Mim

Braveza

Com sono

Sorrindo....

Quando a Sofia nasceu tinha uma propaganda da Jonhsons que dizia mais ou menos assim "Ter um filho muda Tudo". Na época tudo me emocionava e as mudanças recentes deixavam naturalmente as emoções à flor da pele. É engraçado observar como após quase 5 anos essa frase da propaganda continua real e atual. Porque ter um filho muda tudo a todo momento. Nossa vida nunca mais é a mesma. Cada fase exige um tipo de preocupação, de dedicação, de cuidados, mas o fato é que nunca mais somos os mesmos. Ficamos melhores. Amadurecemos. Nos tornamos pessoas mais generosas, mais inteiras. Mas também não somos mais os donos do nosso Tempo. A nova vida precisa que os pais parem com o ritmo acelerado da vida e dediquem-se ao máximo para que tudo corra bem e o novo ser sobreviva saudável e feliz! E isso é muito (grifa "muito") trabalhoso! A coisa mais importante e mais trabalhosa que uma pessoa pode fazer na vida é criar BEM um filho. Quando eu trabalhava na creche em Hortolândia via diariamente muitas crianças de olhares tristes - crianças muito pequenas e com olhares muito tristes - e isso era realmente difícil de aceitar. Quando olhávamos para as famílias dessas crianças era fácil perceber que eram abandonadas. Abandonadas afetivamente por seus pais vivos! Uma criança carente e infeliz transparece sua dor no olhar e não tem nada mais triste do que ver olho de criança triste. Não estou aqui para julgar aqueles pais, cada um dá o que tem condições. Mas toda aquela experiência na creche e mesmo hoje na escola com os maiores, me mostrou o quanto eu sou uma boa mãe e o Alan é um bom pai. Cada vez que tenho meus roupantes de cortar os pulsos porque acho que não estou fazendo algo direito, relembro daquelas crianças da creche de olhos tristes que pediam abraços. Olha só os olhos dessa menina!  Há luz, encantamento, felicidade, mesmo quando está cansada. Ela está bem. Mesmo com os nossos erros ela está bem. Porque acima de tudo há amor e dedicação. Outra coisa que essa experiência me trouxe foi ter a humildade de reconhecer que eu errei em muitos momentos, que vou errar ainda em outros tantos, mas o amor que sinto por essa menina é suficiente para fazê-la sentir-se protegida, querida. Ela tem tantos defeitos já, mas que a fazem mais interessante. Ela não é uma menina submissa, tem opinião, tem personalidade, é questionadora....tenho certeza que será uma mulher muito interessante. E tenho muito orgulho de ter contribuído diretamente para isso.

Nenhum comentário: