18.12.10

Fim de 2010

Agora é certo. Os compromissos profissionais de 2010 acabaram. Ainda restam duas formaturas, mas nada que possa me deixar preocupada. 2010 foi um ano de muito trabalho - que só aumenta desde que me formei - e muitas angústias também. Mas o mais importante das angíustias é que elas trazem a possibilidade de entender um pouco quem sou e o que quero. Evidentemente que passar por elas não é muito agradável, mas o resultado final é sempre bom. Em 2009 me angustiei dando aula de literatura no cursinho, depois foi a angústia das aulas de gramática. Em 2010 a angústia foi com as aulas de literatura novamente - só que desta vez no fundamental- a angústia com as correções de redação, com a Unicamp, com as escolhas que fiz até agora e se deveria mudá-las enquanto "ainda há tempo", ou quem sabe enquanto ainda não é tão complicado mudar. A angústia da distância das pessoas queridas, da falta de momentos com amigos, do isolamento do mundo! Após toda essa angústia observo que muitas coisas mudaram. Encontrei pessoas que me mostraram olhares diferentes sobre a vida, sobre a profissão, sobre os amigos....encontrei novamente na dança amigas e tranquilidade para a alma, acalento. Reaproximei-me de pessoas queridas, conheci novas pessoas. Sei um pouquinho melhor hoje quem sou e o que desejo. E o mais importante é que os caminhos parecem menos anuviados. Sinto-me, como nunca, mais segura, mais feliz, mais confiante. Sei dos desafios que ainda tenho pela frente - dos leões diários que tenho que enfrentar- mas vejo um caminho. Saber quais são nossos desejos é um fator fundamental para impulsionar a vida, para se ter mais vontade de viver. Não tenho medo dos próximos anos que virão, muito pelo contrário. Anseio por eles pelo simples fato de acreditar que serão os melhores anos da minha vida! 2011 será o último ano dos vinte e poucos anos - farei 29 anos- quero vivê-lo intensamente, para fechar com chave de ouro a casa dos vinte. O final de ano é o melhor momento para refletir, para planejar, para sonhar. Espero conseguir sonhar mais também nos próximos anos.

Nenhum comentário: