14.2.11

A Responsabilidade das decisões

Cada vez que digo não para uma possibilidade, sei que não há como refazer o percurso e dar uma espiadinha em como teriam sido as outras escolhas. São elas que nos levam por caminhos que acabam determinando quem somos. E por mais medo que possamos sentir ao tomar uma decisão, não tem como deixar de fazê-la....as decisões podem ser doloridas, mas são sempre necessárias. Não há como viver sem decidir quais caminhos tomar. Às vezes é possível voltar atrás. Outras vezes não. Mas o importante é que devemos parar de culpar a vida, o Universo, os outros e tudo o mais pelas pequenas tragédias em nossa vida. É preciso responsabilizar-se pela própria vida. É preciso entender que ninguém é responsável por nossa felicidade, nem mesmo os filhos - pasmem! Se não estamos felizes não conseguimos compartilhar os bons momentos com os filhos....aí por melhor que seja a intenção, não dá pra ser um bom pai/ mãe. A vida é feita de escolhas. E é perfeitamente normal sentir-se inseguro frente às mudanças. No entanto, decidir pode tirar um caminhão das costas e nada pior do que viver carregando o peso do mundo....mesmo sem as certezas é preciso aprender a decidir e responsabilizar-se pelas escolhas...não há como viver de forma apática, deixando-se levar e chegando aos extremos....isso mata! É preciso decidir. Olhar com sinceridade para dentro do coração e valorizar mais o sexto sentido que existe em cada um de nós. Nem sempre é fácil, mas devemos ser honestos com nossos sentimentos, pois, afinal, a responsabilidade pela felicidade não pertence a mais ninguém a não ser a cada um de nós.

3 comentários:

Eliana Rigol disse...

Como diria a d. Lurdinha: a melhor decisão é a tomada.
Um beijo

Gisele Leles disse...

E às vezes a gente só percebe que foi a melhor decisão algum tempo depois....como vc mesma diz, é preciso ouvir mais nosso coração pra poder descobrir o que realmente, o que verdadeiramente queremos!!!
bjo

Elaine Andrade disse...

Nossa amiga, esse texto é tudo!! Eu posso dizer que sou a rainha das indecisões!!Mas a vida realmente é feita de escolhas e como é difícil saber se fizemos a escolha correta!! Viver é uma uma aventura diária...
bjo